sábado, 10 de maio de 2014

CERIMÔNIA DO CHÁ

Todos nós que estudamos o chonoyu, por meio desta prática, temos por objetivo representar o respeito e a harmonia entre as pessoas. Ao mesmo tempo, por meio dessa prática, o eu e o corpo são refinados e ponderados, e a mente é conduzida a um estado de clareza. A paz genuína, a paz sem discriminação, alcançada por intermédio de uma tigela de chá - é para alcançá-la  pela via do caminho do chá que eu oro.
Enquanto tanto os chineses quanto os japoneses tenham cerimônias do chá, o caminho do chá é japonês; diz-se que a diferença entre os dois é que os chineses enfatizam o chá, enquanto os japoneses enfatizam a cerimônia. E a cerimônia é uma prática de oração, cujas raízes se encontram na tradição do zen-budismo.
A cerimônia japonesa do chá, denominada chanoyu ou chadô, envolve - como o nome indica - o ato de preparar, servir e beber um chá verde em pó chamado macha.
De acordo com o Kakuzo Okakura em o livro do chá, o seu famoso tratado de 1910:
" No chadô, o mais importante é o aspecto espiritual. Pode-se criar harmonia entre as pessoas, entre os objetos, entre uma pessoa e um objeto... No chadô, devemos respeitar a tudo e a todos sem distinção de classe ou posição. No chadô, a pureza espiritual é essencial. Só podemos encarnar a tranquilidade quando abraçamos a harmonia, o respeito e a pureza. Ao aprender o chadô, buscamos obter uma suprema paz de espírito. O chadô é um tipo de mentalidade religiosa. A essência do chadô pode ser compreendida como o princípio fundamental para a vida de cada pessoa. O espírito do chadô é universal. "
Alega-se que o chá em si tem origens espirituais; conta-se que Lao-Tzu. o fundador do Taoísmo no século VI, recebeu o chá como presente de um discípulo. E a lenda da tradição budista narra que quando um grande santo budista sentiu-se incapaz de meditar sem ficar sonolento, ele cortou as pálpebras e as atirou ao solo. Delas brotaram as folhas verdes em formato de olho da planta do chá.
O chá verde macha chegou ao Japão no século XII; e a cerimônia do chá que hoje conhecemos foi praticada primeiro por um mestre zen chamado Sen no Rikyu durante o final do século XVI. A união dos atos mais mundanos da vida com os mais sublimes ideais espirituais realizada por Rikyu se tornou o que é conhecido como o caminho do chá. No Nambo Roku, que descreve o propósito e as regras da cerimônia  do chá, Rikyu comparou a cerimônia do chá a prática dos ensinamentos de Buda e ao alcance da iluminação. Ele explicou que a essência da cerimônia é " simplesmente carregar a água, juntar a lenha, ferver a água e preparar o chá, para oferecê-lo a Buda e compartilhá-lo com os outros. "
Embora Rikyu faça isso parecer simples, a cerimônia do chá tem procedimentos elaborados, que são uma representação simbólica do fato de que todo encontro com os outros é único e jamais ocorrerá exatamente da mesma maneira de novo. Devido ao significado espiritual da cerimônia, cuida-se dos mínimos detalhes antes - e durante - a cerimônia do chá.




                                                       MAGGIE OMAN SHANNON
















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